Javier de Riba: incríveis pisos decorados em lugares abandonados

Artista e designer catalão, luta constante contra os tiques em favor da versatilidade. Nascido em Barcelona, trabalhou em várias agências e estúdios como diretor de arte, e hoje faz parte do coletivo Reskate Arts & Crafts, com o desenvolvimento de gráficos e projetos de comunicação ligados à sustentabilidade e tratamento humano. Junto com Maria Lopez, que também é designer e ilustradora, colocam ênfase nos materiais que escolhem, a fim de aproveitar ao máximo suas capacidades expressivas.

Flors é o nome de um dos mais novos projetos de Javier. Cria, em prédios e lugares abandonados, pavimentos como se fossem azulejos ou pisos de cerâmica com padrões geométricos. Faz camada por camada em estêncil e tinta spray, sem usar ladrilhos hidráulicos, que são semelhantes ao formato. O resultado sem duvida é incrível. Suas intervenções em espaço público, são destinadas a questionar o valor dos objetos e espaços.

Continue Reading

Arte do corte em papel por Parth Kothekar

Baseadas em aspectos da vida cotidiana, o talentoso artista Parth Kothekar cria obras impressionantes e cheias de detalhes através de recortes feitos no papel. Fascinado por silhuetas, tem feito trabalhos de corte de papel por vários anos, e alcançou grande habilidade nesta arte delicada. Os esboços são traçados a lápis e podem ser cortados de duas formas: com tesoura ou faca.

O ilustrador vive e trabalha na cidade de Ahmedabad, na Índia. A ideia de usar estêncil de forma inversa surgiu durante seus experimentos com o mesmo no grafite. Inicialmente um hobby, a inspiração de seus amigos o fez considerar como sua verdadeira profissão.

Continue Reading

Escadarias para conhecer e amar

Coloridas, divertidas e que deixam qualquer subida mais agradável! Separamos intervenções urbanas realizadas em escadarias de diversos lugares do mundo para mostrar como a arte urbana faz toda a diferença. Feitas pelo esforço coletivo ou com auxílio de poder público e privado, são verdadeiras obras de arte à céu aberto. Confira algumas das mais belas escadas espalhadas pelo mundo:

1. Flower steps in Ewha, Korea

escadarias-03

2. Women are Heroes, Rio de Janeiro, Brasil.
escadarias-04

Continue Reading

Incríveis murais por Eduardo Kobra

arte-urbana-por-eduardo-kobra-12

Difícil andar pelas ruas de São Paulo e não encontrar nenhuma obra do artista Eduardo Kobra. Mais improvável ainda, é não ficar impressionado com suas pinturas. E não apenas em SP, mas espalhados pelo mundo! Encontramos murais em países como Itália, Emirados Árabes, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros. Sempre com um traço hiper-realista, sua principal inspiração veio de pintores muralistas como o mexicano Diego Rivera e o brasileiro Di Cavalcanti.

O interesse pela arte urbana aflorou em meados de 1987, começou como pichador na periferia onde cresceu, tornou-se grafiteiro e atualmente se intitula muralista. Autodidata, Kobra teve grande influência dos elementos do hip-hop. Suas obras são ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. Procura sempre contar algo importante ou algum momento marcante sobre a história do local.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-10

Homenagem a Chico Buarque e Ariano Suassuna, painel de onze metros por dezessete metros.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-2

A famosa fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira em plena Times Square no dia em que os EUA venceram o Japão na Segunda Guerra, em agosto de 1945, foi atualizada pelo brasileiro Eduardo Kobra no grafite “O Beijo”, em Nova York. O mural fica no bairro histórico de Chelsea, na ilha de Manhattan.

Continue Reading

Aquarelas por Viktoria Kravchenko

aquarela-por-viktoria-ravchenko-5

Viktoria Kravchenko nasceu em 1993 na cidade de Kiev, Ucrânia. A primeira e única vez que visitou Portugal foi há dois anos, durante uma viagem pela Europa. Mas, foi amor à primeira vista! A artista e arquiteta fez aquarelas surpreendentes do País, ilustrando paisagens urbanas e mostrando detalhes encantadores da vida Portuguesa.

Preciso, simplesmente, de partilhar as emoções da cidade através da pintura.

Além das pinturas retratando Portugal e outros lugares por onde passa, Viktoria também é muito conhecida por desenhar portas de todo o mundo no estilo aquarela. Durante suas viagens, retrata as portas que mais chamam a atenção com uma riqueza de detalhes impressionante. Mostrando que também podem ser obras de arte. “As portas nunca são iguais. Às vezes extraordinárias, maravilhosas e misteriosas, as portas são frequentemente encaradas como uma oportunidade para mergulhar em uma espécie de mundo mágico”

aquarela-por-viktoria-ravchenko

Continue Reading

Esculturas Subaquáticas

Estava assistindo ao jornal num domingo a noite (coisa quase incomum), e fiquei encantadíssima com uma matéria sobre esculturas no fundo do mar. O Musa (“museu subaquático de arte”, na sigla em espanhol) para ser mais exata, que apesar de ter sido fundado em 2009, eu só fui conhecer esses dias. Fruto de uma parceria entre Jaime González Cano, diretor do Parque Marinho Nacional, Roberto Díaz Abraham, na época presidente da Associação Náutica de Cancun e Jason deCaires Taylor, escultor inglês.

As obras são feitas com um material poroso, uma espécie de concreto ecológico de pH neutro, que é perfeito para resistir algumas centenas de anos debaixo-d’água e facilita o crescimento de corais e o abrigo de várias espécies de criaturas marítimas. O museu subaquático tem como objetivo demonstrar a interação entre a arte e a ciência por meio do meio ambiente, sem polui-lo. Ele se encontra no litoral do México, a cerca de oito metros de profundidade, nas águas cristalinas do Caribe.

O espaço tem no total 150 metros quadrados e atualmente possui mais de 450 esculturas submersas. Uma multidão de figuras humanas, cada uma com expressões E .. únicas, além do carro, da casa e outros diversos objetos presentes. Imagina ver tudo isso com seus próprios olhos? Que sonho!

Continue Reading

Voltei | Animals Geometric

Oi Pessoal! Tudo bem com vcs? Faz um bom tempinho que eu não posto aqui e quero muito que vcs entendam o pq
O Blog ficou um tempinho desativado e um tempo maior ainda sem ser atualizado. Infelizmente, perdi todos os posts que fiz com MUITO amor! Mas, bola pra frente, não é mesmo?

Voltei e espero não ficar tanto tempo sem passar por aqui novamente. Pretendo postar coisas novas, com bastante arte e arquitetura. Escrever de um jeito mais pessoal, contar sobre os lugares que conheci e compartilhar tudo de melhor que encontrar.

No primeiro post, que na verdade não é primeiro, decidi mostrar imagens de animalzinhos em formas geométricas que achei na internet e amei. Esse estilo de desenho é feito, em algumas vezes, no Photoshop. Com uma ferramenta que dá ao usuário a capacidade de incluir desde formas geométricas simples a desenhos personalizados em seu documento. Há também diferentes opções de preenchimento, possibilitando inserir uma cor ou textura ao seu desenho.

Continue Reading