Esculturas Subaquáticas

Estava assistindo ao jornal num domingo a noite (coisa quase incomum), e fiquei encantadíssima com uma matéria sobre esculturas no fundo do mar. O Musa (“museu subaquático de arte”, na sigla em espanhol) para ser mais exata, que apesar de ter sido fundado em 2009, eu só fui conhecer esses dias. Fruto de uma parceria entre Jaime González Cano, diretor do Parque Marinho Nacional, Roberto Díaz Abraham, na época presidente da Associação Náutica de Cancun e Jason deCaires Taylor, escultor inglês.

As obras são feitas com um material poroso, uma espécie de concreto ecológico de pH neutro, que é perfeito para resistir algumas centenas de anos debaixo-d’água e facilita o crescimento de corais e o abrigo de várias espécies de criaturas marítimas. O museu subaquático tem como objetivo demonstrar a interação entre a arte e a ciência por meio do meio ambiente, sem polui-lo. Ele se encontra no litoral do México, a cerca de oito metros de profundidade, nas águas cristalinas do Caribe.

O espaço tem no total 150 metros quadrados e atualmente possui mais de 450 esculturas submersas. Uma multidão de figuras humanas, cada uma com expressões E .. únicas, além do carro, da casa e outros diversos objetos presentes. Imagina ver tudo isso com seus próprios olhos? Que sonho!

Melhores Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *