Incríveis murais por Eduardo Kobra

arte-urbana-por-eduardo-kobra-12

Difícil andar pelas ruas de São Paulo e não encontrar nenhuma obra do artista Eduardo Kobra. Mais improvável ainda, é não ficar impressionado com suas pinturas. E não apenas em SP, mas espalhados pelo mundo! Encontramos murais em países como Itália, Emirados Árabes, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros. Sempre com um traço hiper-realista, sua principal inspiração veio de pintores muralistas como o mexicano Diego Rivera e o brasileiro Di Cavalcanti.

O interesse pela arte urbana aflorou em meados de 1987, começou como pichador na periferia onde cresceu, tornou-se grafiteiro e atualmente se intitula muralista. Autodidata, Kobra teve grande influência dos elementos do hip-hop. Suas obras são ricas em traço, luz e sombra. O resultado é uma série de murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra. Procura sempre contar algo importante ou algum momento marcante sobre a história do local.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-10

Homenagem a Chico Buarque e Ariano Suassuna, painel de onze metros por dezessete metros.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-2

A famosa fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira em plena Times Square no dia em que os EUA venceram o Japão na Segunda Guerra, em agosto de 1945, foi atualizada pelo brasileiro Eduardo Kobra no grafite “O Beijo”, em Nova York. O mural fica no bairro histórico de Chelsea, na ilha de Manhattan.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-1

Retrato de Oscar Niemeyer (1907-2012) em São Paulo, um ano após a morte do arquiteto. A pintura de 52 m de altura por 16 m de largura está na parede lateral do edifício Ragi, na Praça Oswaldo Cruz, próximo ao início da Avenida Paulista.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-7

Parede com desenho de bailarina esta localizada em Moscou, próximo ao Teatro Bolshoi, uma das principais companhias de balé do mundo.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-8

Grafite de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) feito há três anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. A obra faz parte do projeto “Olhar a Paz”, que reuniu várias figuras importantes na luta pela paz mundial, como Martin Luther King, Nelson Mandela, Malala e Albert Einstein.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-11

Mural bem-humorado em homenagem ao pianista polonês Arthur Rubinstein, feito em Lodz, na Polônia.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-16

Linda homenagem ao nosso querido Ayrton Senna na região dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-14

São cerca de 30 murais espalhados pela cidade que começaram a ser pintados no ano de 2006. Este último tem como proposta criar o contraste entre o antigo e o contemporâneo, como o painel a cima, localizado na Avenida 23 de maio.

arte-urbana-por-eduardo-kobra-13

Kobra recentemente deu início a um projeto intitulado “Green Pincel” no qual visa combater com o auxílio da arte urbana os mais diversos tipos de agressão ao meio ambiente.

 

Melhores Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *